Tecnologia do Blogger.

Image and video hosting by TinyPic

::::::::::::::::::::::: PESQUISAR MATERIA DO SITE :::::::::::::::::::::::

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Brasil – Bolívia: Agência Idaron realiza reunião Binacional em Guajará-Mirim


Iniciou na manhã de hoje (30) a ll Reunião de Fronteira,  no auditório da Agência Idaron de Guajará Mirim com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Agência Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia - Idaron, Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia - SFA, Fundo Emergencial de Febre Aftosa do Estado de Rondônia – FEFA, Secretaria de Estadual da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária do Estado de Rondônia – Seagri, Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia - Emater, Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária da Bolívia – SENASAG e a Federação de Fazendeiros do Beni y Pando – FEGABENI.  Esse encontro tem como finalidade de discutir as ações nas fronteiras (Brasil/Bolívia) para o 24º ciclo de vacinação contra febre aftosa na Bolívia.

De acordo com o Gerente de Defesa Animal da Agência Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos esse encontro e fruto da reunião realizada ontem (29) com os técnicos da Agência Idaron e supervisores. “No primeiro dia de reunião todos os técnicos da Idaron e supervisores discutiram os relatórios das últimas campanhas conjuntas de vacinação em território boliviano, apontando necessidades de aperfeiçoamento de ações, melhorias de condições estruturais, e principalmente o aprimoramento do ordenamento jurídico que envolve essa parceria entre Brasil/Rondônia e Bolívia/Beni. Hoje no segundo dia aconteceram às mesas de debates sobre os temas abordados com os representantes da SFA, FEFA,  MAPA, Seagri, Senasag e Idaron”, explica o gerente de defesa animal.

Conforme o presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges, nosso compromisso com os ciclos de vacinação na Bolívia, não se resume apenas a segurança sanitária, estamos inseridos no esforço brasileiro - através da política diplomática do governo Dilma, assim como o compromisso do nosso Governador Confúcio Moura, de ajudar os irmãos bolivianos a tornarem-se livre de Febre Aftosa, indo ainda mais longe, imbuídos em ajudar a América do Sul a conquistar tal status. “Agradeço o apoio da Seagri, Emater, SFA que sempre tem nos ajudado nas nossas atividades. Esperamos que hoje possamos definir diretrizes para 24º Ciclos de vacinação  e ampliar os nossos esforços para vê a Bolívia  livre da febre aftosa com vacinação”, explica o presidente.

Participaram da reunião o representante do Serviço Nacional de Sanidade Animal e Vegetal da Bolívia (SENASAG), Gover Virvez, Huberto Menajo, Superintendente da SFA Walterlins Calaça, Secretário da Seagri Anselmo de Jesus, Secretário da Emater Elisafan Sales, representando o FEFA Cláudio Junqueira além do prefeito eleito de Guajara-Mirim, Dr. Dulcio Silva Mendes.

A faixa de fronteira entre Rondônia e a Bolívia tem 1.444 quilômetros de extensão. A Bolívia registrou o último foco de aftosa em 2007 e tem um rebanho de aproximadamente sete milhões de bovinos, que podem colocar em risco o rebanho rondoniense, hoje, reconhecido internacionalmente como livre de aftosa com vacinação.



Fonte: Assessoria da Agência Idaron
Por: Elaine Barbosa-

Artigos Relacionados

0 comentários:

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

:::::: NOTICIAS MAIS ACESSADAS DO SITE GUAJARÁ NEWS ::::::