Tecnologia do Blogger.

Image and video hosting by TinyPic

::::::::::::::::::::::: PESQUISAR MATERIA DO SITE :::::::::::::::::::::::

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Guajará realiza Plenária de Economia Solidária

O I Fórum de Economia Solidária – I Plenária Local de Economia Solidária, etapa Guajará-Mirim, foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Guajará-Mirim. Este evento integrou a etapa preparatória à V Plenária Nacional de Economia Solidária, que tem como tema “Economia Solidária: bem viver, cooperação e autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável”.

Autoridades municipais estiveram presentes no evento: vice-prefeito Hilter Gomes Videira, Representante da SEAS Sandra Leite, Secretária da SEMTAS Ana Nete Dantas, Diretor da Juventude Eduardo Paes de Azevedo, Membro do 1º Fórum de Economia Solidária Edjarles Benício de Brito e Diretor do Campus UNIR de Guajará George Queiroga Estrela.

Os objetivos do Fórum: contribuir para a consolidação do movimento de economia solidária, afirmando-o como movimento social contra o capitalismo, por uma nova sociedade e organização social, política e econômica; Para o processo de estruturação e organização do Fórum Rondoniense e Brasileiro de Economia Solidária; e ampliar diálogos, articulações de alianças estratégicas, parcerias e convergências com outros movimentos sociais na construção de uma sociedade justa, solidária, diversa, autogestionária e sustentável.

O Grupo de Trabalho de Economia Solidária, no decorrer do Fórum, apresentou e colocou para aprovação o Regimento Interno, realizou palestra enfocando a Economia Solidária: apresentação de contextos e conjuntura, balanço da economia solidária local a partir da experiência dos segmentos, definiu ações prioritárias em nível local, estadual e nacional, tratou sobre a composição do GT/Fórum/Coletivo Local de Economia Solidária e da definição dos representantes da Plenária Local na Plenária Estadual.

Para Ana Nete Dantas, Secretária Municipal de Assistência Social, é muito importante que se descubra novos meios de renda pois refletem diretamente na economia local. “Nosso município apoia a Economia Solidária e investe na ampliação dos projetos, pois além de gerar renda, ela colabora com o desenvolvimento sustentável, pelo reaproveitamento de materiais reciclados”, diz.

Edjarles Benício acredita que a Economia Solidária é mais que uma ideologia. “Muitas pessoas dizem que é apenas um pensamento que vai adiante, mas eu posso afirmar que já é realidade. Não apenas em Guajará-Mirim, mas também em todo o Brasil”, afirma.

ECONOMIA SOLIDÁRIA - Chamada de Terceiro setor da economia, desenvolver projetos de geração de renda por meio da auto gestão, ou seja, o individuo fabrica seus produtos por meio cooperativista e associativista reaproveitando matérias-primas e cultivando novas ideias.

Assessoria de Comunicação

Artigos Relacionados

0 comentários:

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

:::::: NOTICIAS MAIS ACESSADAS DO SITE GUAJARÁ NEWS ::::::